terça-feira, 5 de maio de 2015

Quinta de Alderiz branco 1996 Alvarinho

Quatro palavras: fa-bu-lo-so!



Fabuloso um vinho estar impecável quase 20 anos depois. Fabulosa a frescura que apresenta, mostrando que muito possivelmente, aguentaria outros 20 anos em garrafa. Fabuloso o prazer que estes vinhos "velhos" dão (de velho não tem nada). Por fim, fabuloso seria se mais vinhos destes houvesse, e que o consumidor olhasse para eles e não apenas para os brancos "do ano"...

Um branco da região do Vinho Verde, sub-região de Monção e Melgaço, produzido pela sociedade agrícola da Casa Pinheiro, em Monção. Ostenta a Medalha de Ouro 60 Concurso IVV, "O Melhor Vinho na Produção 1996".

Belissima cor amarela, brilhante e límpido, a transpirar saúde. Aroma elegante, conjugando notas de mel e petroleo e frutos secos, num fundo ligeiramente cítrico. Na boca temos um vinho cheio de frescura, mineral, cítrico, mas tudo muito equilibrado, com corpo médio, ligeiramente untuoso, amplo e com boa persistência.

Mais uma evidência de que a casta Alvarinho tem potencial de envelhecimento, com capacidade para produzir brancos de grande qualidade, nobres e distintos. Um vinho para apreciar, copo a copo, ao longo da refeição e após a mesma, em copo largo, a 12 graus.

Se alguem tiver garrafas deste vinho em casa e achar que vinhos destes são vinagre e mais não sei o quê, por favor, entrem em contacto comigo...

PVP: ?
Avaliação: 17

Avinhado a 24 de Abril de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário