quinta-feira, 23 de julho de 2015

Herdade do Cebolal

Um produtor da região da Península de Setúbal, localizado no litoral alentejano, mais especificamente em Vale das Éguas, concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal. 


Uma propriedade com cerca de 85ha, com várias culturas, e com 23ha de vinha. A produção de vinho existe há cerca de 150 anos, engarrafado com marca própria desde o início dos anos 90.


Nas castas tintas temos Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Castelão, Merlot, Aragonês, Syrah e Petit Verdot. As castas brancas são as Arinto, Antão Vaz, Roupeiro, Manteúdo, Encruzado, Sauvignon Blanc, Semillon e Fernão Pires. 


O solo é muito variado, havendo diferentes manchas na mesma vinha, com calcários, xistos e argilas, mas também areias e gesso.


A actual adega é recente, tendo sido inaugurada em 2014, tem loja, sala de eventos, sala de prova e todas as condições "modernas" para a produção de vinho. 


O local está preparado para receber visitantes, por marcação, de 6ª a 2ª feira, com provas, workshops e outros eventos. Um local próximo das praias de São Torpes e Porto Covo, sendo um programa alternativo.

Tive oportunidade e o privilégio de ser acompanhado pelo Luis Mota Capitão, que para além da visita guiada pela vinha e adega, ainda me deu a provar algumas novidades muito interessantes que irão sair em breve.  O foco está na melhoria contínua e no aumento da qualidade dos vinhos, e as amostras que provei comprovam isso...

Avinhado a 30 de Junho de 2015.


Sem comentários:

Enviar um comentário