domingo, 23 de agosto de 2015

Adega do Cantor


A Adega do Cantor, um projecto algarvio, com a “assinatura” do Sir Cliff Richard.


É cada vez mais frequente figuras públicas investirem no negócio do vinho, não na aquisição de garrafas para a sua colecção particular, mas sim tornarem-se produtores e fazerem o “seu” próprio vinho. Este caso passa-se em Portugal, mas concretamente na Guia, Algarve, pela mão do Sir Cliff Richard, um popular músico britânico, que este ano celebra 75 anos de idade.


Juntamente com mais dois sócios, Nigel Birch e Max Birch (pai e filho, respectivamente) criaram em 2001 a Adega do Cantor, que funciona como adega central para a vinificação de uvas de três propriedades: Quinta do Miradouro (Nigel), Quinta Vale do Sobreiro (Max) e Quinta do Moinho (Cliff). 

As quintas estão muito próximas, sendo que a adega e centro de visitas encontra-se na Quinta do Miradouro. Com áreas de vinha de 10, 6 e 10ha respectivamente, com solos semelhantes, que oscilam entre o argilo-calcário e o arenoso, estão plantadas as seguintes castas: Aragonês, Alicante Bouschet e Syrah nas tintas e Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Viognier nas brancas.


A enologia era assegurada por Max Birch, mas desde a sua saída no final de 2012, passou a ser assegurada por Rúben Pinto, enólogo assistente de Max. A adega foi construída de raiz, practicamente ao ar livre, sendo que a área de estágio e de produto acabado são fechadas. 


Em termos de Enoturismo, é possível aceder à loja para provar e adquirir os vinhos de 2ª a 6ª feira, das 10h ás 13h e das 14h ás 17h. As visitas são por marcação, e incluem visita à vinha, adega, sala de estágio e prova de vinhos. A prova comentada é realizada na sala de estágio de barricas.

Nos vinhos, existem duas marcas: Vida Nova e Onda Nova. Não são propriamente gamas de qualidade, mas sim, a separação entre vinhos monocasta e vinhos de lote. Os Onda Nova, os vinho monocasta, devido à produção inferior, acabam por ser mais caros do que os Vida Nova. Produzem-se vinhos tranquilos (branco, rosé e tinto) e espumantes (branco e rosé).

Um programa diferente e alternativo à praia, ideal para fãs do Cliff Richard, e interessante para quem aprecia vinho e pretende visitar uma quinta na zona de Albufeira / Guia, no Algarve. Os vinhos têm vindo a melhorar, parece haver vontade de fazer cada vez melhor, pelo que, fica no ar a ideia de haver uma vida nova na Adega do Cantor... Visite, prove e experimente.

Avinhado a 12 de Agosto de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário