segunda-feira, 3 de agosto de 2015

JAAP - Quinta Rosa

JAAP - Quinta rosa, um pequeno produtor biológico localizado em Silves, no Algarve.



Para quem procura programas alternativos, o Algarve tem oferta de Enoturismo. Este é um pequeno produtor, com apenas 3.3ha de vinha, em modo biológico.



Em 2008 e 2009 foram plantados os 2ha iniciais, e em 2013 foram plantados mais 1.3ha. Nas tintas, temos as castas Syrah, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Aragonez, Merlot e Trincadeira. Nas brancas, apenas Chardonnay.



As primeiras colheitas sairam em 2011, mas sem certificação. "Oficialmente", isto é, certificados, apenas desde 2012, mas com uma grande variedade de tintos. Actualmente, também têm rosé e um branco.



É possível visitar o produtor, ver as vinhas e provar e adquirir os seus vinhos. Os preços são bastante em conta e também têm produção local de azeite, compotas e licores.



O JAAP branco 2014 é um monocasta Chardonnay. Perfil diferente do habitual, pouco frutado, sugestões de pêra. Um vinho com pouca frescura, ligeiramente rústico, mas muito acessível (PVP: 5.95€).



Nos tintos há um grande leque de opções. Tive oportunidade de provar o Syrah, Touriga Nacional + Syrah, Mertlot e o Aragonês. São tintos que reflectem o calor da região, com fruta madura, baixa acidez, encorpados. Não esperem vinhos excepcionais, mas esperem vinhos genuínos, macios, fáceis de beber e agradáveis.



Um produtor recente, que exporta quase toda a sua produção, e que está em processo de "aprendizagem". Mais um produtor "bio" no Algarve, mais um produtor "alternativo", longe dos vinhos massificados. Se estiverem perto de Silves, dêem lá um salto para conhecer...

Avinhado a 09 de Julho de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário