domingo, 18 de dezembro de 2016

Arca Nova tinto 2016 Vinhão Primoris

Um Vinhão de 2016 apresentado no próprio ano? Quando me disseram, não acreditei...


Foi o primeiro tinto do ano que provei comercialmente, um lançamento feito no dia de São Martinho, no passado dia 11 de Novembro de 2016. Surpreendente? Julgo que sim, ainda mais por ser um tinto de uma das regiões mais frescas que temos, com vindimas mais tardias face às regiões mais quentes...

O primoris é uma referência especial da marca Arca Nova, da Quinta das Arcas, da região do Vinho Verde. Trata-se de um monocasta tinto, da casta Vinhão, feito especialmente para ser lançado no dia de São Martinho, para celebrar a chegada do vinho novo, uma espécie de Beaujolais Noveau, mas com um Vinhão!

Jovem? Claro que sim, mas surpreendentemente pronto a ser consumido. Um vinho muito encorpado e denso como é típico da casta, cheio de fruta e frescura, muito marcado pelo tanino, mas com um polimento que não é habitual, tornando-o desde já pronto ao consumo, de preferência à mesa, onde estes vinhos brilham com alguma da gastronomia regional.

Sinceramente, espero que hajam mais produtores a seguir o exemplo, e com isso, renovar a tradição de celebrar a chegada no novo vinho, numa versão moderna.

Avinhado a 11 de Novembro de 2016
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário