sexta-feira, 24 de março de 2017

Herdade do Cebolal - Parcela de Xisto e de Calcário

Andamos a brincar com o terroir?



Brincadeiras sim, mas muito sérias. São os novos vinhos da Herdade do Cebolal, uma linha nova que pretende mostrar o terroir de cada parcela da sua vinha, ou seja, a influência que o solo e o micro-clima tem sobre as vinhas e as castas.

São três tintos, feitos com as mesmas castas e nas mesmas proporções, nomeadamente, Touriga Nacional (50%), Petit Verdot (30%) e Alicante Bouschet (20%), todos com um ano de barrica usada. O que difere então? Basicamente, o solo onde cada uma destas castas está plantada, e é isso que se pretende reflectir nos vinhos.


- Herdade do Cebolal 2014 Parcela de Calcário
 
A elegância e a mineralidade em destaque. Um vinho com aroma doce, algo frutado a fazer lembrar cereja preta madura, um toque de madeira e uma nota terrosa. Muito encorpado, seco e boa frescura, mais elegante e mais macio, com tanino mais polido e sensação mineral bem presente. 3.500 garrafas.


- Herdade do Cebolal 2014 Parcela de Xisto

Estrutura e alguma rusticidade. Aroma elegante, fruta preta madura, algum chocolate e notas balsâmicas, notas térreas, tipo beterraba. Muito encorpado e bem seco, tanino bem presente e um pouco rústico que lhe confere textura, alguma salinidade presente em conjunto com a mineralidade típica do Cebolal. Um tinto concentrado, ligeiro amargo no final mas agradável, alguma fruta conjugada com as notas terrosas, intenso e persistente. 4.500 garrafas.


- Herdade do Cebolal 2014 Parcela de Xisto | Calcário

Este junta o melhor dos dois mundos, o mais elegante no nariz, o mais profundo e persistente dos três, com um bom equilíbrio entre a frescura e mineralidade do calcário com a força e tanino do xisto, tudo com um ligeiro balsâmico que não se encontra tão evidente nos anteriores. 1.200 garrafas.

Dito isto, resta-me acrescentar que sempre considerei que este produtor tinha mais apetência para brancos do que para tintos, mas neste momento, parece-me que os pratos da balança estão equilibrados, e não é por perda de qualidade dos brancos...

Avinhado a 16 de Março de 2017
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário