quarta-feira, 3 de maio de 2017

Ouriços do Mar

Já provou Ouriços do Mar? E com que vinho?


Admito que foi com muita curiosidade que fui até ao hotel Vila Galé Ericeira durante o Festival do Ouriço do Mar. Um dia de sol radioso, quase verão, acompanhado de uma vista fabulosa onde é possível avistar o mar ao longo da costa com a serra de Sintra como pano de fundo.  O objectivo? Provar e avinhar esta iguaria tão delicada e sazonal.

Já tinha provado anteriormente, mas numa refeição de sushi. Aqui foi a primeira vez que pude observar a preparação (servido sem confecção, acabado de abrir) e que tive até oportunidade de provar machos e fêmeas. O sabor? Bem, a mar, claro! A fêmea com um sabor muito mais intenso, ambos com uma textura muito delicada, quase uma mousse, onde a doçura é evidente, fazendo um belo contraste com o salgado.

Harmonização proposta? Bem, infelizmente não tive oportunidade de experimentar diferentes vinhos, mas não pude deixar de pensar em vinhos brancos, frescos e minerais, com nota salgada e de textura cremosa, ligeiros na estrutura mas com profundidade, ligeiros no álcool e fruta, jovens e num registo mineral ou cítrico. Vinhos da região? Idealmente, claro, não pude deixar de pensar que adoraria experimentar esta iguaria com um bom Vital, quem sabe se um Jampal também não seria uma excelente companhia...

E você, que vinho escolheria para acompanhar Ouriços do Mar?

Avinhado a 2 de Abril de 2017
#enogastronomia
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário