sexta-feira, 14 de julho de 2017

Panoramico by Marlene Vieira

Uma surpresa



Admito, não sei bem como, ainda não conhecia o trabalho da Marlene Vieira. Já agora, também admito que achei estranho quando um amigo me convidou para um almoço no Tagus Park, pois não esperava, de todo, ter uma refeição como a que foi servida.


O menu já estava escolhido, uma espécie de menu de degustação preparado para um almoço vínico, bem regado, que necessitava de vários  e diversificados momentos gastronómicos, uma tarde muito bem passada, entre alguns amigos e entre boa comida.

Sopa Fria de Morango
A abertuda do dia, o despertar do palato. Pede-se frescura, para abrir o apetite, ainda mais porque o dia estava quente e era necessário algo refrescante. Uma proposta interessante com uma sopa de morango, de cor bem viva e fresca, onde a sua frescura da fruta entrava em contraste com a gordura da sardinha, conjugado com o crocante e a leveza dos crotons. Ficou no ar a promessa de uma bela jornada. 


Creme de ervilhas
Gosto muito disto. Por mim, teria repetido o prato umas duas vezes, um  creme de ervilhas, cremoso e levemente adocicado, com ovo escalfado, rebentos de ervilha e presunto. Sabores muito clássicos, a cremosidade da gema com a secura do creme, o salgado do presunto e o toque amargo do rebento, que lhe dá textura. Um prato de conforto, mas com elegância e boa aparência.



Cereja, presunto, foie, moela.
Para mim, uma das propostas mais fora da caixa, mas que faziam sentido e que se conjugavam, Estava lá tudo, notas doces e salgadas, frescura e diferentes texturas, mais um apontamento para fazer face aos muitos vinhos que já deambulavam pela mesa.



Creme de Marisco
Mais um clássico, mais um apontamento de conforto, com um creme de marisco, muito aromático, camarão, funcho, croutons, tudo servido numa práctica tigela com pegas, para se deglutir sem necessidade de intermediação de uma colher.



Arroz de berbigão
Em cinco palavras: DE-LI-CI-O-SO! Aqui não há segredos, é um atum bem confeccionado e um arroz absolutamente delicioso, uma mistura de sabores de mar, com a frescura do coentro e tudo bem temperado. Provavelmente, o prato mais guloso!



Empada
Transição para as carnes, uma empada feita com uma massa seca e levemente crocante sobre uma redução que julgo ser de caldo de carne, conjugada com pinhões e pistachios. Dava vontade de lhe pegar à mão.


Rosbife
O segundo prato de carne. Peço desculpa, aqui já estava completamente perdido na diversidade de pratos e de vinhos e esqueci-me completamente de tirar notas do prato. Recordo-me que a carne era tenra e saborosa, e que o "bolinho" de puré era cremoso e nada seco. Mesmo sem detalhes,  ficaram boas memórias.



Sobremesa
Das sobremesas já nem falo, pois não me foi possível provar. Deixo apenas o registo fotográfico feito já de saída...



Resumindo, uma verdadeira surpresa, uma Chef que passou a constar na minha lista de chefs a acompanhar o trabalho. Quanto ao Panoramico, sem dúvida que é para regressar, e espero que não demore muito.

Avinhado a 9 de Junho de 2017
#avinahr 

Sem comentários:

Enviar um comentário