quarta-feira, 9 de agosto de 2017

The old house

A visita a um dos restaurantes chineses mais bem cotados de Lisboa



A visita só peca por tardia, pois já celebrou o seu segundo aniversário. Um restaurante chinês, como nós gostamos de chamar, mas focado na gastronomia da região de Sichuan. 

Uma cozinha onde o picante domina, talvez sob influência dos portugueses que por lá terão passado. Um restaurante que prima pela serviço, que pretende servir com qualidade, e onde os preços não são exorbitantes. Deixo um resumo dos pratos provados na primeira visita, e que recomendo, foram:

Gyosa
Um dumpling de porco, macio, com o picante presente. Gula, pura gula, porco e uma massa terna, húmida, com um caldo cheio de sabor. Admito, faria toda uma refeição só com isto.
Gyosas
Baos de porco
Um bolinho / pão, fofo, saboroso, com a carne picada no interior. Texturas delicadas para sabores rústicos. Um pouco mais seco e delicado que a gyosa, embora maior, um bom equilíbrio entre a massa e o recheio.


Baos

Gambas com amendoim
Cardamomo, a pimenta de sichuan, o amendoim bem intenso, tudo num molho especial, levemente adocicado, a cebola caramelizada. Uma belíssima combinação.

Gambas com amendoim
 
Pato à Pequim
Para quem aprecia este prato nacional, é de facto uma boa opção, onde nos apresentam uma pele muito fina e crocante, bem saborosa, uma espécie de crocante de leitão, com os clássicos acompanhamentos. Não é regional, mas vale a pena.

Pato à Pequim


Massa translúcida com porco
Uma das surpresas da noite, pois nunca tinha comido estas massas translúcidas. Um prato de sabores fortes, com o picante bem presente, uma carne picada saborosa, uma massa muito tenra, com o molho de soja. É uma espécie de bolonhesa, mas melhor, muito melhor (e mais picante!).

Massa translúcida com porco


Carne desfiada de porco
A frescura do gengibre, a textura do bambu, a carne desfiada / picada, saborosa, levemente picante. Foi o último prato da noite, e ainda assim, soube bem. Simples, mas saboroso.

Carne desfiada de porco

Admito que a expectativa era elevada, pois eram muitas as recomendações. Talvez por isso tenha ficado um pouco desiludido, pois não me deslumbrou, mas ainda assim passou a ser o meu restaurante chinês oficial. Um porto seguro, onde já procurei abrigo novamente.

Se repararam, ainda não falei de vinhos. Admito que face ao desconhecido (exceptuando as gyosas e o pato à pequim), não sabia muito bem o que haveria de escolher. A carta de vinhos até tinha alguma diversidade, mas na China sê chinês, pelo que, acompanhei toda a refeição com chá, o que foi bastante satisfatório.

Avinhado a 7 de Julho de 2017
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário