segunda-feira, 12 de março de 2018

Bairros de Paiva tinto 2013 Reserva

A sustentável elegância do Vinhão
 

Tudo menos consensual, será talvez esse o denominador comum entre os vinhos feitos da casta Vinhão. Há quem os ame, há quem os deteste, o que atesta que é um vinho intenso, de emoções fortes, que não se preocupa em agradar a todos.

Uma casta associada a vinhos duros, rústicos, e de elevada acidez, o que à partida não parece interessante, mas de facto, estamos na presença de um estilo de vinho que practicamente não encontra igual, o que lhe confere diferenciação. De facto, há muito mau Vinhão, como há muito mau vinho feito de qualquer outra casta, mas o que interessa é que também há muito bom Vinhão, e esse é que merece destaque.

Falo do Bairros de Paiva, um vinho produzido na Quinta do Outeiro, uma propriedade com 15h de vinha, localizada Bairros, na sub-região de Paiva, na região do Vinho Verde onde o Vinhão é rei. Solo granítico, bem como os lagares onde o Vinhão é pisado, mas com estágio em barricas de carvalho, com enologia de Jorge Sousa Pinto.

Uma espécie de versão moderna de um Vinhão, domados pela barrica, que o torna mais polido, sem perder a sua principal característica que é a acidez. Denso, exuberante na fruta, rusticidade e vigor na estrutura, de uma frescura revigorante. Vivem mal fora no seu habitat natural, mas são imbatíveis na harmonização com alguma da gastronomia regional.
 
Avinhado a 19 de Janeiro de 2018
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário