O que é o Avinhar?

Avinhar - Acto de dar a cor, cheiro ou gosto do vinho a. É um blog vínico, pessoal e informal, que pretende passar o gosto do vinho aos seus leitores.

Os artigos do Avinhar estão divididos nas seguintes categorias:
Crónicas: Artigos de opinião, de âmbito alargado, onde se falará de qualquer assunto relacionado com vinho, sempre com uma visão pessoal;
Enoturismo: Sugestões de Enoturismo, seja a apresentação isolada de um produtor, seja a sugestão de um programa numa região, com alojamento, restaurantes e outras actividades ou a reportagem de algum evento;
Harmonizações: Sugestões de harmonização de pratos portugueses ou que se encontrem com alguma facilidade na restauração, com vinhos, nacionais ou internacionais;
Vinhos: Notas de prova de vinhos, onde serão descritas as principais características do vinho, bem como algumas sugestões de harmonização. Incluí uma avaliação global do vinho e, sempre que possível, uma indicação do preço de venda ao público (PVP) de referência, não tendo qualquer vínculo com nenhum estabelecimento comercial.
 
A Ficha de Prova é um documento técnico de trabalho que não é apresentado na sua plenitude. Em cada vinho provado são descritas, textualmente, as principais características do vinho no que diz respeito à analise visual, aromática e degustativa. Sempre que possível, os vinhos são provados em copos de prova ISO e ás seguintes temperaturas:
- Vinho tinto: 16-18º
- Vinho branco: 8-10º
- Vinho rosé: 8º
- Espumante: 6-8º
- Fortificado: 12-16º
  
A avaliação é pessoal é uma nota na escala de 0 a 20, resultante de uma avaliação global do vinho, nas suas diversas dimensões. Não serão apresentados vinhos cuja avaliação global seja inferior a 14 valores. Para os restantes, tendo em consideração a sua nota, poderão ser enquadrados da seguinte forma:
- 20 valores: Um vinho perfeito, único e absolutamente excepcional;
- 18 a 19.5 valores: Um vinho de classe mundial, de excelente nível;
- 16 a 17.5 valores: Um bom vinho, com nível acima da média;
- 14 a 15.5 valores: Um vinho correcto, mas sem características diferenciadoras.  

ATENÇÃO: Os vinhos evoluem e cada garrafa tem a sua história, sendo que a prova de um vinho, mesmo que na mesma altura e nas mesmas condições, poderá ter uma avaliação diferente da apresentada. Consultem os Termos e Condições de Utilização deste site.

Sem comentários:

Enviar um comentário